::Estrela de sete pontas::

O septagrama ou estrela sete-pontas é um símbolo de síntese e o místico devido a suas ligações com o número sete. Sete são um número integrante, enquanto encapsulando como faz as ordens hierárquicas de pensamento místico clássico.
Há sete esferas planetárias governadas pelos sete planetas da astrologia clássica, sete cores do arco-íris, sete dias da semana e sete notas distintas em uma escala musical.
É considerado freqüentemente que o número três relaciona o Céu e os reinos mais altos, não só pelo conceito de trindade, mas também como o eixo vertical de espaço tridimensional; e o número quatro pertence à Terra e reinos do manifesto, em parte por sua relação com o quadrado e as quatro direções de espaço bidimensional. Podem ser considerados sete e o septagrama assim como representando a soma de Céu e Terra, e eles aludem às sete direções do espaço - duas direções para cada dimensão mais o centro. Como um aparte, doze, o número de sinais no zodíaco, é um numero de totalidade, expressando as possibilidades multiplicativas do Céu e Terra também como Céu em um modo novo (1+2=3).
Como uma expressão do número sete, e representando inteligência oculta e a beleza de inteireza (arco-íris e sinfonias são entrelaçadas de sete), o septagrama é unido a sefira Kabbalistic Netsach. Outros sistemas de sete-dobra que podem ser relacionados ao septagrama incluem o sete latifah (faculdades sutis) de pensamento místico muçulmano e o sete chakras hindu principal - o chakra básico (Muladhara), o chakra sacro (Svadisthana), o chakra de plexo solar (Manipura), o chakra de coração (Anahata), o chakra de garganta (Vishuddi), o chakra de sobrancelha (Ajna) e o chakra de coroa (Sahasrara).
Heptagrama com Planetaria Attribuições
A associação do septagrama com os sete planetas da clássica astrologia aqui mencionada, e o septagrama na qual planetas são distribuidos em torno dps seus pontos. Começando com o ponto da Lua, em um movimento anti-horário avançamdo no septagrama dá a ordem destas Sefirot no Árvore da Vida que são encontradas na astro-kabalistica hexagrama: Yesod - Lua, Hod - Mercurio, Netsach - Venus, Tifereth - Sol, Geburah - Marte, Chesed - Jupiter e Binah - Saturno.
Cada um dos sete dias da semana é nomeado por designações do romano ou escandinavas dos sete planetas da astrologia clássica, ou diretamente ou por uma deidade associada. Começando com o ponto do Sol, localizando no septagrama ao longo de suas colocações de linhas os dias da semana em ordem e de acordo com as raízes planetárias: Domingo - Sol, Segunda-feira - Lua, Terça-feira - Tui (o Saxonico Marte), Quarta-feira - Woden (Mercurio), Quinta-feira - Thor (Jupiter), Sexta-feira - Frygga (Venus) e Sábado - Saturno.

Comentários

  1. Excelente texto!!
    Não conhecia o Blog.
    Me chamo Matheus Augusto Bombonato, sou de Ribeirao Preto -SP.
    Faço parte da corrente mediúnica do Templo do Caboclo 7 Flechas. Estudamos a Raiz a guiné, estou nesse caminho já faz 11 anos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. A imagem é de autoria própria? Posso usá-la?

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto! Senti apenas falta da correlação do número 7 com o Setenário de Umbanda. Há pequenos erros de digitação que seria importante serem editados para melhorar a leitura, o que não diminui em nada o conteúdo apresentado! Gratidão e muito Axé!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente aqui.